América Latina – Olhares e perspectivas

América Latina - Olhares e perspectivas

Esta é a primeira obra coletiva sobre a América Latina produzida por professores e pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. Com textos entremeados em português e espanhol são tratados temas da história social e política, da literatura, da música, das artes, das políticas ambientais, da economia e da integração continental.

Este livro − oriundo do grande projeto que representa para todo o continente a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA − apresenta um amplo e variado panorama da América Latina.

Inicialmente uma reflexão sobre a identidade latino-americana por meio da análise da diversidade cultural, étnica e sexual no continente.

Logo são questionadas as relações entre a América Latina e os EUA a partir da obra de Victoria Ocampo e da revista cultural Sur.

O tema seguinte são as transformações ocorridas na Venezuela, Bolívia e Equador nos últimos anos, seus experimentos e o estágio atual da democracia participativa e direta nesses países.

A partir da concepção crítica da Teoria da Dependência são analisadas as novas configurações e regulações do Estado na América Latina.

Veja também: Obra de Eduardo Galeano foi referência para intelectuais latino-americanos

Também se aborda a música negra na diáspora e as relações com as práticas religiosas no rap gospel e um entendimento sobre a gênese das posturas nacionalistas e universalistas dos compositores latino-americanos no século XX e sua conexão com o modernismo musical europeu.

Na literatura discute-se o conceito de modernidade que os colonizadores impõem ao “Novo Mundo”, alargando-se para as artes, por meio da obra de Antonio Cisneros, Nadin Ospina e Nelson Leirner.

Segue um olhar sobre o boom da literatura latino-americana. Depois a atenção sobre El oro y la paz do escritor Juan Bosch.
No tocante às artes são examinados o barroco latino e o poder simbólico do Torito de Pucará, objeto de cerâmica peruano.

As políticas ambientais e de organização do território também são estudadas, tendo em vista os complexos dilemas comuns, novas formas de exclusão e expropriação territorial, com consequentes problemas fundiários estruturais, conflitos territoriais e alienação do território à economia.

Os textos finais examinam a economia e os processos de integração e desenvolvimento da América Latina: conceitos, inserção internacional, nacionalismo, assimetrias e possibilidades de desenvolvimento num país de capitalismo dependente.

O livro reúne professores e ex-docentes da UNILA, com miradas sobre temas latino-americanos, conectados à história social e política, à literatura, música, economia, integração continental e às políticas ambientais.

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana − UNILA − é uma nova instituição pública brasileira de ensino superior proposta, em 2007, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional e instalada pelo governo brasileiro em 2010, quando iniciou suas atividades acadêmicas. Nasceu com características inovadoras, vocação e finalidade de promover a integração latino-americana.

Sediada em Foz de Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, com um projeto arquitetônico portentoso de Oscar Niemeyer, tem estudantes latino-americanos e professores de toda a América Latina, Europa e África.

Seu objetivo é ministrar ensino de excelência, com aulas em português e espanhol, na graduação e pós-graduação, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover extensão universitária, tendo em vista a formação de recursos humanos qualificados a contribuir com o processo de integração continental em curso. Com uma perspectiva interdisciplinar proporciona um diálogo entre as áreas de Letras, Artes, História, Antropologia e disciplinas afins, atuando ainda em rede com outras universidades latino-americanas e organismos de integração regional.

América Latina – Olhares e perspectivas:

Organizadores: Clara Agustina Suárez Cruz, Gentil Corazza, Nilson Araújo de Souza
ISBN: 978-85-7474-801-6
Páginas: 352
Ano: 2015
Editora: Insular

Autores/as:

Angela Maria de Souza
Clara Agustina Suárez Cruz
Cláudia Lucia Bisaggio Soares
Danielle Araujo
Diana Araujo Pereira
Fabrício Pereira da Silva
Gentil Corazza
Gerson Galo Ledezma Meneses
Jorge Anthonio e Silva
Juliane Larsen
Luciano Wexell Severo
Luisa Maria Nunes de Moura e Silva
Nilson Araújo de Souza
Paulo Renato da Silva
Pedro José Granados Aguero
Senilde Alcântara Guanaes
Wolney Roberto Carvalho

Na internet:




Veja também:

Os primeiros americanos, por Eduardo Galeano Há algum tempo estamos para postar um vídeo do escritor uruguaio Eduardo Galeano, que conta com um acervo considerável na internet e que vale muito ...
PIB 2010 – América Latina Plaza Murillo, La Paz, Bolívia. Uma curiosidade interessante para toda viagem, é saber alguns índices do lugar para onde se vai, sejam eles referen...
Mudança de identidade Há poucos dias li uma matéria na revista Cult em que o jornalista Francisco Bosco analisava o caso recente do cantor Belchior, fazendo uma analogia ...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Projeto Latinoamérica

Newsletter:

Insira seu e-mail: