América Latina – Olhares e perspectivas

América Latina - Olhares e perspectivas

Esta é a primeira obra coletiva sobre a América Latina produzida por professores e pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. Com textos entremeados em português e espanhol são tratados temas da história social e política, da literatura, da música, das artes, das políticas ambientais, da economia e da integração continental.

Este livro − oriundo do grande projeto que representa para todo o continente a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA − apresenta um amplo e variado panorama da América Latina.

Inicialmente uma reflexão sobre a identidade latino-americana por meio da análise da diversidade cultural, étnica e sexual no continente.

Logo são questionadas as relações entre a América Latina e os EUA a partir da obra de Victoria Ocampo e da revista cultural Sur.

O tema seguinte são as transformações ocorridas na Venezuela, Bolívia e Equador nos últimos anos, seus experimentos e o estágio atual da democracia participativa e direta nesses países.

A partir da concepção crítica da Teoria da Dependência são analisadas as novas configurações e regulações do Estado na América Latina.

Veja também: Obra de Eduardo Galeano foi referência para intelectuais latino-americanos

Também se aborda a música negra na diáspora e as relações com as práticas religiosas no rap gospel e um entendimento sobre a gênese das posturas nacionalistas e universalistas dos compositores latino-americanos no século XX e sua conexão com o modernismo musical europeu.

Na literatura discute-se o conceito de modernidade que os colonizadores impõem ao “Novo Mundo”, alargando-se para as artes, por meio da obra de Antonio Cisneros, Nadin Ospina e Nelson Leirner.

Segue um olhar sobre o boom da literatura latino-americana. Depois a atenção sobre El oro y la paz do escritor Juan Bosch.
No tocante às artes são examinados o barroco latino e o poder simbólico do Torito de Pucará, objeto de cerâmica peruano.

As políticas ambientais e de organização do território também são estudadas, tendo em vista os complexos dilemas comuns, novas formas de exclusão e expropriação territorial, com consequentes problemas fundiários estruturais, conflitos territoriais e alienação do território à economia.

Os textos finais examinam a economia e os processos de integração e desenvolvimento da América Latina: conceitos, inserção internacional, nacionalismo, assimetrias e possibilidades de desenvolvimento num país de capitalismo dependente.

O livro reúne professores e ex-docentes da UNILA, com miradas sobre temas latino-americanos, conectados à história social e política, à literatura, música, economia, integração continental e às políticas ambientais.

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana − UNILA − é uma nova instituição pública brasileira de ensino superior proposta, em 2007, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional e instalada pelo governo brasileiro em 2010, quando iniciou suas atividades acadêmicas. Nasceu com características inovadoras, vocação e finalidade de promover a integração latino-americana.

Sediada em Foz de Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, com um projeto arquitetônico portentoso de Oscar Niemeyer, tem estudantes latino-americanos e professores de toda a América Latina, Europa e África.

Seu objetivo é ministrar ensino de excelência, com aulas em português e espanhol, na graduação e pós-graduação, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover extensão universitária, tendo em vista a formação de recursos humanos qualificados a contribuir com o processo de integração continental em curso. Com uma perspectiva interdisciplinar proporciona um diálogo entre as áreas de Letras, Artes, História, Antropologia e disciplinas afins, atuando ainda em rede com outras universidades latino-americanas e organismos de integração regional.

América Latina – Olhares e perspectivas:

Organizadores: Clara Agustina Suárez Cruz, Gentil Corazza, Nilson Araújo de Souza
ISBN: 978-85-7474-801-6
Páginas: 352
Ano: 2015
Editora: Insular

Autores/as:

Angela Maria de Souza
Clara Agustina Suárez Cruz
Cláudia Lucia Bisaggio Soares
Danielle Araujo
Diana Araujo Pereira
Fabrício Pereira da Silva
Gentil Corazza
Gerson Galo Ledezma Meneses
Jorge Anthonio e Silva
Juliane Larsen
Luciano Wexell Severo
Luisa Maria Nunes de Moura e Silva
Nilson Araújo de Souza
Paulo Renato da Silva
Pedro José Granados Aguero
Senilde Alcântara Guanaes
Wolney Roberto Carvalho

Na internet:




Veja também:

El Túnel, de Ernesto Sábato Há pouco tempo, na Argentina, li um livro de Ernesto Sábato: El Túnel. Na época, pensei em escrever um post sobre o livro, mas por algum motivo acab...
Saiba mais sobre o Mercosul Nesse post apresentamos dois vídeos, do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, que esclarecem muitas dúvidas que podemos ter sobre esse bloc...
Os primeiros americanos, por Eduardo Galeano Há algum tempo estamos para postar um vídeo do escritor uruguaio Eduardo Galeano, que conta com um acervo considerável na internet e que vale muito ...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Projeto Latinoamérica

Newsletter:

Insira seu e-mail: