De Buenos Aires a Valparaiso, de ônibus

Mendoza e os Andes

Em geral, costumo ser contra fazer viagens tão longas de ônibus, mas quando não estamos sós, muitas vezes somos obrigados a mudar um pouco o roteiro. Foi o caso dessa viagem de ônibus de Buenos Aires (Argentina) a Valparaíso (Chile).

São mais de 1400 km de distância, em uma viagem de cerca de 20 horas, que podem ser feitas pela empresa Cata por 190 pesos*, em serviço semi-cama.

A distância me assustava um pouco antes da viagem, mas confesso que não me pareceu tão longa pela qualidade do ônibus e da estrada, propiciando uma viagem bastante razoável. Para uma viagem de um oceano a outro, ou seja, do Atlântico ao Pacífico, o serviço de bordo é bem eficiente. São servidos refrigerantes, janta, café da manhã e um lanche no almoço: muito bom.

De Buenos Aires até a cordilheira dos Andes parece ser feita em uma única reta e em terreno sempre plano. Como a viagem começa do fim da tarde, a maior parte do trajeto se faz durante a noite, quando se está dormindo e, no início da manhã, começam as primeiras curvas, sinal de que já passamos por Mendoza e chegamos a cordilheira.

Fronteira Argentina/Chile

Sei que não é muito comum esse trajeto pelos viajantes, que normalmente o fazem de Mendoza a Santiago, mas é uma experiência interessante. Aliás, esse ônibus também para em Santiago e o preço é o mesmo. Por isso, decidimos ir primeiro a Valparaíso e depois a Santiago.

Eu já tinha cruzado a cordilheira, a alguns anos, entre Bariloche e Osorno e não tinha achado grande coisa, mas entre Mendoza e Santiago é realmente lindo. No alto, o ônibus para na fronteira com o Chile e passamos algum tempo fora do ônibus para fazer todas as burocracias. Um bom momento para tocar o gelo e passar um pouco de frio.

Cordilheira dos Andes

Para quem não conhece Mendoza, acho besteira fazer esse trajeto que fiz, pois iria perder uma linda cidade. O aconselhável, nesse caso, é ir até Mendoza e depois cruzar para Santiago, Valparaiso ou Viña del Mar, que são as cidades que irei falar nos próximos dias. Não percam.

* preços de setembro de 2009.

Na internet:

Empresa Cata: www.catainternacional.com


Veja também:

Fotos de Alta Gracia, na Argentina A histórica e turística cidade de Alta Gracia é visita quase obrigatória a quem viaja a cidade de Córdoba, na Argentina. A apenas 38 km da capital, ...
Cidade de Córdoba, Argentina. Manzana Jesuítica de la Compañía de Jesús A cidade de Córdoba, é uma das mais hospitaleiras da Argentina. Com um povo simples e simpático, a cidad...
Ano sabático Há alguns dias me fizeram uma pergunta sobre o tal ano sabático: - Mas porque vocês fazem isso, viajar tanto tempo? Eu, sem querer me alongar na ...
5 Comentários
  1. Nossa, que mudança e tanto de rota hein, rs! Finalmente me atualizei de suas viagens loucas! Um dia vou querer conhecer Chile também! Pelo menos nós amamos Bariloche, imagino que tudo que tenha as cordilheiras à vista deve ser muito bacana, não?

    Abraços!

  2. Vc roda bastante hem Rodrigo?
    Em outubro vou fazer Sampa a Asuncion, Asuncion a Clorinda e de lá para Resistência e depois Cordoba.
    De Cordoba para Mendoza. Mendoza à Santiago e de lá vou descer até Puerto Varas.
    Tudo de ônibus.
    Estou pegando dicas em suas aventuras, como por exemplo: Tomar café defronte a uma praça.
    Abs
    Claudemir

  3. É Elina, a cordilheira impressiona realmente, e de Santiago se tem uma bela vista. Daqui alguns dias devo passar por Bariloche ou perto. Depois te conto.

    Claudemir, hoje faço Santiago a Puerto Montt, que é bem próximo de Puerto Varas e custa o mesmo preço a viagem. Depois conto como foi.

    Ah, você vai fazer Asunción/Clorinda? Sempre fui direto a Resistencia, não sei se há algo em Clorinda.

    abraços

  4. Na verdade vou utilizar Clorinda motivado pelo maior número de horários para Resistência.
    Saindo de ASU, percebo que tenho poucas ofertas, pois quero chegar a tempo em Resistência pra pegar um carro à Cordoba e viajar a noite inteira e chegar pela manhã.
    Abração

  5. OLA EU VOU PRO CHILE EM DEZEMBRO DE 2012 ALGUEMM QUE IR COMIGO?
    EU ME CHAMO ANTONIO ,SOU DO RIO DE JANEIRO , TENHO 19 ANOS, SE ALGUEM ESTIVER ENTERESADO ME ADD NO MSN É ESSE AKI OO antonio10xp@hotmail.com e meu emaill é esse aki antonio10xp@bol.com.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Projeto Latinoamérica

Newsletter:

Insira seu e-mail: