Ushuaia fim do mundo, princípio de tudo

Já disse algumas vezes, em outros artigos, que viajando aos poucos, evitando trechos muito longos, se pode viajar de ônibus pela Argentina, de norte a sul, sem problemas. Se fizermos isso a noite, ainda temos a vantagem de economizar um bom dinheiro com estadias de hotéis ou albergues, e uma viagem ao Ushuaia de ônibus, pode ser realizada sem grandes esforços.

Como nessa região, no extremo sul do continente, existem alguns dos pontos mais bonitos da América Latina, quase todos os viajantes acabam passando por pelo menos 3 ou 4 cidades, argentinas e chilenas, que ficam relativamente próximas. São elas: El Calafate, El Chaltén e Ushuaia, na Argentina, junto com Puerto Natales e Punta Arenas, no Chile. Para quem vem de ônibus, Rio Gallegos é passagem quase obrigatória. Daí, vem a decisão de aonde ir primeiro.

Em minha viagem, cheguei a rodoviária de Rio Gallegos no período da tarde e, só aí, descobri que existia apenas um horário de ônibus para o Ushuaia, que é pela manhã. Como eu não queria passar a noite na cidade, decidi fazer o caminho inverso do que eu havia planejado e ir primeiro a El Calafate e El Chaltén, para depois seguir para Puerto Natales e, chegar ao Ushuaia por Punta Arenas, passando pelo Estreito de Magalhães.

No fim, acho que esta foi a melhor opção.

Cruzar as fronteiras, normalmente, é uma tarefa bastante chata e burocrática. De Rio Gallegos ao Ushuaia temos de fazer isso por mais de uma vez, o que pode irritar um pouco, levando em conta que a viagem é longa e cansativa.

De Punta Arenas se faz a viagem em menos tempo e só tem que cruzar do Chile a Argentina uma vez, economizando tempo com as burocracias de fronteira.

A viagem de Punta Arenas ao Ushuaia foi feita pela Tecni Austral e custou $ 30.000* (pesos chilenos). Sai cerca das 8h da manhã e chega por volta das 17h no Ushuaia. Não é tão rápido, mas acredito que, de ônibus, essa seja a melhor opção.

Uma opção mais rápida, mas que na época não cheguei a verificar preços e horários, é a de pegar um avião em Rio Gallegos ou El Calafate com destino ao Ushuaia. Faz em uma hora o que em ônibus demora o dia inteiro. Sem dúvida, a melhor opção para quem não tem tempo a perder.

Confira o roteiro completo dessa viagem.

* Preço de dezembro de 2009.




RelatedPost

4 Comentários
  1. Olá Rodrigo onde tem o roteiro da sua viagem? Pode me disponibilizar o link? Tenho 15 dias agora em agosto e pensei em fazer Argentina e o Chile, mas queria passar pelo Uhuaia e aquelas outras cidades que você passou, penso em ficar 2 dias no máximo em cada cidade….

  2. Tudo muito interessante e informativo. Só uma correção. Não é ” O Ushuaia”, mas simplesmente “Ushuaia”. Portanto não se diz viagem “ao” , mas simplesmente viagem a Ushuaia. Sem artigo e é claro, sem sinal de crase. Fora isto, muito bom!

  3. Desnecessário o comentário do Volnei, tem gente que quer apenas aparecer né!
    Parabéns Rodrigo muita informação bacana compartilhada!!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.