Cuba bate recorde de turistas em 2016, com 4 milhões de visitantes

Havana, Cuba. Foto: Bryan Jones

Cuba alcançou o recorde de 4 milhões de turistas em 2016, um avanço de 13% em relação ao ano anterior. O aumento do número de visitantes dos Estados Unidos e da Europa é um dos principais responsáveis por essa estatística.

O Ministério do Turismo informou que a ilha alcançou na última sexta-feira (30) os 4 milhões de turistas, “um novo recorde para visitantes internacionais”. O número “representa alta de 6% em relação ao previsto para o ano e um crescimento de 13% em comparação com 2015”, segundo comunicado publicado no jornal oficial Granma.

Com a reaproximação histórica com os Estados Unidos, os americanos foram, durante o primeiro semestre deste ano, o terceiro grupo mais numeroso por país a visitar a ilha, superados somente por canadenses e cubanos radicados no exterior. Embora para os moradores dos Estados Unidos ainda esteja em vigor a proibição de turismo em Cuba, o presidente em fim de mandato, Barack Obama, flexibilizou as restrições de viagens à ilha com fins educacionais, culturais, esportivos e religiosos.

Um total de 136.913 americanos chegaram a Cuba entre janeiro e julho, 79,7% a mais do que no primeiro semestre de 2015, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas. Outras fontes importantes de turistas para Cuba são a Alemanha, França, Itália, Grã-Bretanha e Espanha.

As autoridades cubanas consideram que o número de visitantes dos Estados Unidos e de cubanos que vivem naquele país pode crescer ainda mais depois que os dois países abriram em agosto voos regulares, após meio século. Os cruzeiros também já haviam sido reativados.

O turismo, com US$ 2,8 bilhões, é a segunda fonte de receitas de Cuba, depois da venda de serviços profissionais, especialmente médicos.

Após meio século de ruptura e confronto político, Cuba e os Estados Unidos restabeleceram relações diplomáticas em julho de 2015, mas Washington mantém em vigor o embargo comercial imposto à ilha em 1962.


Fonte: Da Rádio França Internacional (com informações da AFP) – Edição: Graça Adjuto. Através da Agência Brasil, sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.





Veja também:

Mapas virtuais e interativos de Buenos Aires Uma boa forma de encontrar o que deseja em Buenos Aires é a utilização de mapas virtuais pela internet. Aqui falaremos de três deles, que podem ajud...
Distâncias desde Villa la Angostura, na Argentina Ruta de Siete Lagos. Lago Espejo. Viila la Angostura está a apenas 82 km de Bariloche e na outra margem do lago Nahuel Huapi. É uma pequena cidade, c...
Buquebus é bom, mas não é o único Foto: John Seb Barber Uma vez em Buenos Aires, uma viagem muito comum é atravessar o Rio da Plata, de ferry boat, e visitar a bela cidade de Colon...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Projeto Latinoamérica

Newsletter:

Insira seu e-mail: