Brasil Paraguai - Ponte Amizade

Ponte da Amizade

De ônibus, se pode ir de Curitiba a Assunção pela empresa Catarinense/Boquerón. A viagem dura cerca de 16 horas e custa em torno de R$ 240,00* em ônibus convencional (uma dica: para as segundas-feiras pode-se encontrar uma tarifa mais barata, em torno de R$ 166,00*).

A viagem é tranquila. Dorme-se a noite toda (o ônibus sai às 22h50) e logo pela manhã chega-se à Foz do Iguaçu, fronteira com o Paraguai. Aqui é a parte mais demorada e um tanto chata da viagem: passar pela famosa ponte da amizade que sempre é muito movimentada.

O ônibus tem que parar para que os passageiros passem pela aduana. É importante saber que se você deseja ficar alguns dias no país, deve-se  informar ao motorista que deseja passar pela aduana, já que a maioria não passa. Nessa hora pode-se aproveitar para trocar, na rua mesmo, alguns Reais pela moeda local, o Guarani.

paraguai chiperia

Chiperias pela estrada

Daí para frente o número de passageiros diminui bastante no ônibus, em razão dos sacoleiros brasileiros, que ficam em Ciudad del Este. Após algum tempo, a fome começa a bater e o ônibus para alguns minutos na estrada para que entrem as meninas que vendem chipa. É nessa hora que os guaranis trocados na fronteira serão úteis — e também mais tarde no almoço.

Um pouco depois tem uma parada mais longa, para almoçar, em um restaurante simples de estrada. Chegamos por volta das 15h em Assunção. Não sei dizer como são os preços de táxi nessa cidade. Prefiro pegar um velho coletivo que me leve até o Microcentro. Os ônibus são muito velhos e constantemente entram ambulantes querendo vender de tudo. Pode parecer um inferno para algumas pessoas, mas particularmente acho uma experiência bastante interessante.

Panteon de Assunção, Paraguai

Panteón de los Héroes

O Microcentro é muito antigo e também muito bonito (confira as fotos de Assunção). É lá que se encontra o Palácio do Governo, o Panteón de los Héroes, o Cabildo e onde é possível encontrar muitos hoteis e restaurantes. Aliás, em frente ao Panteón, foi onde encontrei um ótimo local, com as mesas na calçada, para tomar uma cerveja e comer uma das empanadas mais gostosas que já provei. Uma boa saída para matar a fome e se refrescar no intenso calor da cidade.

* Preços de novembro de 2019.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.