Che Guevara: de moto pela américa do sul

Já citamos alguns livros no blog, mas estava faltando, por um terrível esquecimento, de comentar sobre um que de certa forma inspirou ou motivou todo o projeto de escrever e viajar pela América Latina.

Em 2004, o diretor brasileiro Walter Salles fez uma versão, com base no diário do jovem argentino Ernesto ‘Che’ Chevara, em que narra a viagem que fez por alguns países da América do Sul em uma motocicleta, junto com seu amigo Alberto Granado, em 1952. Diários de Motocicleta foi sucesso em todo mundo e ainda motiva muitos viajantes.

Como vi o filme antes de ler o livro, esperava ao ler, encontrar muito mais passagens do filme no livro. Mas não foi bem assim. A pesquisa que o diretor fez para o roteiro foi muito mais ampla, não se baseando apenas no livro. Apesar de tudo, o principal do diário de Che foi mantido: a mudança que a viagem proporcionou.

O descobrimento da América pelos dois amigos simplesmente seduz.

Seduz pela aventura, pelo bom humor, pelos caminhos e, acima de tudo, seduz pelo respeito e o desejo de conhecimento pelos diversos locais e povos por onde passaram.

No diário, o jovem Ernesto não parece tanto como o bom moço que o filme retrata e, de alguma maneira, nem seu amigo Granado parece tão cômico e malandro.

‘De moto pela América do Sul’ não só faz parte da biblioteca básica do Projeto Latinoamérica, mas é a obra fundamental.

A pessoa que tomou estas notas morreu no dia em que pisou novamente o solo argentino. A pessoa que está agora reorganizando e polindo estas mesmas notas, eu, não sou mais eu, pelos menos não sou o mesmo que era antes. Esse vagar sem rumo pelos caminhos de nossa Maiúscula América me transformou mais do que me dei conta. (…) Agora, eu o deixo em companhia de mim, do homem que eu era…”

  • Guevara, Ernesto Che. De moto pela América do Sul — Diário de viagem. São Paulo: Sá, 2001.




Veja também:

Distâncias desde Cusco, Peru Dando continuidade as nossas listas de distâncias na América Latina, apresentamos três tabelas disponibilizadas pela Associação de Agências de Turis...
Cidade de Valparaíso, Chile CIDADE Valparaíso é uma cidade portuária chilena às margens do oceano Pacífico, com uma estreita planície costeira seguida de uma série de morros, ...
Alta Gracia, Córdoba. Tajamar, Alta Gracia. Al pie de las Sierras Chicas y en el valle de Paravachasca, Alta Gracia recibió el nombre de una antigua estancia jesuítica. ...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.