De ônibus de El Bolsón para El Calafate

El Calafate, ArgentinaCentro de El Calafate

Embora eu tenha ido a El Calafate saindo de El Bolsón, esse relato vale também para quem sai de Bariloche, pois o ônibus muitas vezes vem de lá (El Bolsón fica a apenas 130 km ao sul de Bariloche).

Sempre pensei em viajar ao sul da Argentina pela ruta 40, estrada clássica que vai próxima a cordilheira dos Andes, na Patagônia. Em El Bolsón, me informaram que para ir a El Calafate, ou mesmo ao Ushuaia, a viagem pela Ruta 40 era mais demorada e mais cara, devido a estrada não ser asfaltada e poucas empresas fazerem o trajeto. No final acabei optando pelo caminho mais rápido e barato: ir pela costa.

Por ser um trecho um pouco longo, a viagem, mesmo pela costa, demora um pouco e algumas trocas de ônibus são necessárias.

Saí de El Bolsón às 19h10 com direção a Caleta Olivia, cidade um pouco ao sul de Comodoro Rivadavia. O ônibus chega pela manhã, por volta das 9h, o que dá um tempo para tomar um café e comprar outra passagem, dessa vez para Rio Gallegos, que sai as 9h45.

O ônibus chega as 18h40 e, como eu não queria passar a noite em Rio Gallegos, minha única opção era a de ir para El Calafate, onde tem um ônibus as 20h30. Para os outros destinos que eu pensava fazer, como Punta Arenas, só seriam possíveis na manhã seguinte.

Saindo de Rio Gallegos as 20h30, a chegada em El Calafate é cerca de 1h da manhã. Mesmo sendo um horário ruim, no terminal rodoviário ficam várias pessoas esperando os turistas para oferecer alojamento.

A cidade de El Calafate vive quase que exclusivamente do turismo, já que é base para conhecer o belíssimo glaciar Perito Moreno. Por isso, um grande número de turistas e viajantes invadem a cidade e, por vezes, ouvir espanhol nas ruas é algo raro. A vantagem disso é a ampla oferta de hostels na cidade que, em início de novembro, variava de 25 a 45 pesos a diária.

Embora com hostels a preços acessíveis, comer fora se torna caro, com pouca diversidade de preço. A melhor opção, se quiser economizar, é passar no supermercado e depois preparar a própria comida. Uma boa opção, e mais cara, é provar o famoso cordeiro patagônico.

Voltando a falar da viagem, vir de ônibus é uma opção válida somente para quem tem tempo de sobra e dinheiro de menos. A maneira mais recomendada é pegar um avião de Bariloche a El Calafate (afinal são mais de 1300 km). Muito mais rápido e confortável. Vale a pena a pesquisa.

Preços (em pesos):

El Bolsón / Caleta Olivia: $ 162,00 (Tramat – cama) $ 132,00 (semicama)
Caleta Olivia / Rio Gallegos: $ 120,00 (Sportman)
Rio Gallegos / El Calafate: $ 53,00 (Marga)




Veja também:

Viagem para Argentina Faro de Les Eclaireurs, Ushuaia Embora ainda exista, por parte de alguns, um preconceito bobo pelos nossos vizinhos argentinos, o país surpreende....
De Córdoba a Mendoza, na Argentina Uma rota comum para quem viaja à Argentina é o trecho de Córdoba a Mendoza, ou vice-versa. Confira abaixo, como realizar essa viagem e as opções de ...
Buenos Aires: chegando e saindo Saindo de Buenos Aires em um Buquebus. Transporte aéreo As companhias aéreas que voam para a Argentina chegam, principalmente, ao aeroporto inter...
2 Comentários
  1. quero saber como chegar, de onibus el calafate ate ushuaia.

  2. Oi José,
    você pode fazer dois caminhos: Ir de El Calafate para o Chile, através de Punta Arenas, ou de El Calafate ir até Rio Gallegos.
    De Punta Arenas a viagem é um pouco mais curta e não tem que passar por tantas fronteiras. Eu fiz essa.

    abraço

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Projeto Latinoamérica

Newsletter:

Insira seu e-mail: