La Paz

Se o caminho de Villazón a Uyuni é feito em uma estrada horrível, de Uyuni a La Paz as coisas não mudam tanto.

Existem duas maneiras de fazer esse trajeto: de ônibus regular e de ônibus turístico. Ônibus regulares saem todos os dias e custam em torno de Bs. 80,00*. Já os ônibus turísticos, feitos pela Todo Turismo, custam Bs. 230,00* com refeição incluída, em um ônibus um pouco mais confortável e com serviço de bordo bilíngue, já que a maioria dos viajantes são estrangeiros.

Nossa intenção era ir em um ônibus convencional e, por azar (ou sorte), acabamos não conseguindo lugar nos ônibus normais. Dessa forma, fomos obrigados a ir de ônibus turístico, que no final das contas acabou saindo um pouco mais barato, já que chegamos em cima da hora (o ônibus sai as 20h) e como tínhamos acabado de comer, alegamos que não precisaríamos de comida dentro do ônibus. Depois de uma boa conversa, e com a garantia de que tão comentaríamos com os outros passageiros, acabamos pagando Bs. 180,00*.

A grande diferença de ir de ônibus regular e de um ônibus turístico, são os passageiros e talvez um banheiro. No mais, as primeiras 4 ou 5 horas foram feitas em uma estrada tão ruim, que não fez diferença alguma o que o ônibus turístico oferecia, já que era quase impossível comer ou beber algo com tanta trepidação.

Ao fim, depois de cerca de 10 horas de viagem (mal dormidas), chegamos a La Paz cerca de 6h da manhã. Aí era pegar um táxi até um alojamento (hotel, hostel, hospedagem…) e descansar de uma noite tão ruim.

* Preços de abril de 2011.




8 Comentários
  1. gostaria de saber como é feito serviço de bordo ,e o que o guia pode ou não fazer pois sexta feira terei uma prova na pratica de serviço de bordo e prova escrita estou um pouco sem noção.renata.obrigada.brasil

  2. Oi Renata, nesse caso específico, que comento nesse post, quase não teve serviço de bordo. Quando estávamos saindo, a moça entregou mantas para cada passageiro, depois passou com um café/chá e algo para comer. Só. Não a vi mais durante a viagem.

    Na Argentina é mais bacana. Passam com a bebida, depois com um prato frio e depois um prato quente. Novamente verificam se alguém quer mais bebida e depois passam recolhendo a lixo. As vezes, após tudo isso, ainda tem um café. E pela manhã, repetem o ritual, mas com o café da manhã.

    Um abraço

  3. olá! gostaria de saber se esses onibus comuns que saem de Uyuni para La Paz saem todos os dias, inclusive fim de semana, e se tem mais de um horário por dia. espero que possam me ajudar! obrigada

  4. Oi Ana, não posso te responder com exatidão, mas acredito que saem sim todos os dias. O número de horários é que é pequeno, que foi o que nos prejudicou nessa viagem. Mas tente comprar sua passagem assim que chegue na cidade. Outra opção é ir de trem até Oruro.

    Talvez te ajude essa página do governo Boliviano: http://www.embajadadebolivia.com.ar/

    um abraço!

  5. obrigada pela ajuda, Rodrigo!

  6. Rodrigo,
    Estou indo para a Bolívia em janeiro e queria tirar umas dúvidas, pois eu gostaria de conhecer o deserto de sal, porém tenho duvidas sobre se o caminho para chegar até lá, e também se locomover (contratamos um guia?!) por lá. Posso tirar essas dúvidas com você? Você pode me passar seu e-mail ou, se possivel, me escrever?
    Muito grato.

  7. Oi Tony, não sei como você pretende chegar até lá, mas se for de carro um guia é indispensável. O salar de Uyuni é apenas uma das maravilhas do lugar, que com desertos de sal ou não, se perder nessa região é muito fácil.

    Te indico que veja alguma página do governo boliviano sobre os acessos ao país.

    No mais, confira também outros artigos que publicamos sobre Uyuni e arredores:
    http://www.projetolatinoamerica.com.br/fotos-de-uyuni-na-bolivia/
    http://www.projetolatinoamerica.com.br/uyuni-passeios/
    http://www.projetolatinoamerica.com.br/de-la-quiaca-a-uyuni-o-inicio-da-aventura/

    Nosso e-mail é contato@projetolatinoamerica.com.br

    um abraço!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.