Reduções Jesuíticas de Trinidad del Paraná, Paraguay.Reduções Jesuíticas de Trinidad del Paraná.

No sul do Paraguai, norte argentino e sul do Brasil, as ruínas das missões jesuíticas, consideradas Patrimônios da Humanidade pela UNESCO, são uma boa alternativa para se conhecer. Eu estava em Assunção e decidi conhecer a de Trinidad, próximo a Encarnación, no departamento de Itapúa.

De Assunção, o ônibus da empresa La Encarnacena leva a cidade de Encarnación, fronteira com a Argentina. Por 65 mil Guaranis*, a viagem dura cerca de 7 horas. Chego no início da noite e acabo ficando num hotel bem simples, próximo ao terminal rodoviário: o Hotel Germano (Gs. 25.000*).

Na manhã seguinte, após conhecer um pouco a cidade, pego um ônibus local que me leva próximo às reduções jesuíticas de Trinidad del Paraná. Uma construção, ou o que restou dela, que realmente impressiona. Vale a pena a visita.

Eu só não contava com o forte sol e o calor intenso da região que, aliás, não é muito diferente de Assunção. Decido voltar para o hotel, pegar minha mochila e fugir dali. De lá, sigo para Posadas, na Argentina, com a promessa de retornar ao Paraguai em um inverno qualquer.

Parto do Paraguai com certo ressentimento de não explorar o país como gostaria. Das poucas horas que passei na cidade, Encarnacíon me pareceu uma cidade simples, pouco atraente e com uma quantidade enorme de lojas e ambulantes em algumas ruas. Não posso falar muito do povo, que praticamente não conheci. Os poucos que conversei foram simpáticos e atenciosos.

Do outro lado da fronteira, na rodoviária de Posadas, abro mapas, vejo preços e tento traçar o próximo destino dessa viagem.

* Preços de 2008/2009.

Na internet:

La Encarnacera: www.laencarnacena.com.py




RelatedPost

4 Comentários
  1. Olá… queria saber se é preciso pagar para conhecer as ruinas, e quanto mais ou menos se paga.
    Obrigada.

  2. Oi Pry, sim, existe uma tarifa para entrar nas ruínas. Não lembro o preço, pois o dia que visitei (setembro em uma segunda feira, se não me engano) não havia nenhum visitante e os encarregados não tinham troco para mim, então me deixaram entrar sem pagar 🙂

    Mas não é nada muito caro, uns R$ 10,00 no máximo.

    Um abraço!

  3. nossa muito obrigada Rodrigooo
    ajudo muito… quase ñ tenho o que pesquisar… as pessoas parecem que não gostam do Paraguai pra Mochilar…
    mas foi de uma grande ajuda
    valeu

  4. É, o Paraguai infelizmente sofre muito preconceito de grande parte dos brasileiros. Mesmo assim, existem muitos que vão conhecer o país. No forum do Mochileiros (http://www.mochileiros.com/) ou no Viajeros (http://www.viajeros.com/) você pode encontrar mais dicas do país.

    Fico feliz que tenha ajudado.

    Um abraço

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.