El Chaltén e o cerro Fitz Roy, na Argentina

Mirador las Águilas, El ChaltenTrekking do primeiro dia, um dos miradoes cerca da cidade.

Para chegar em El Chaltén, o caminho mais utilizado é através da cidade de El Calafate. São cerca de 4 horas de viagem e a primeira coisa que o ônibus faz, antes de entrar em El Chaltén, é fazer uma parada onde todas as pessoas tem que sair do ônibus e escutar algumas recomendações dos guarda parques para o tráfego no parque. Também nos dão mapas com os trekkings que se podem realizar com os tempos e dificuldades de cada um, e são muitos.

Cheguei a cidade por volta das 18h e já cansado de ficar sentado dentro de um ônibus perguntei a que horas anoitecia, pois queria aproveitar para caminhar em alguma trilha que não fosse muito grande. Pois bem, já deu para fazer dois miradores que ficam a 1h de caminhada com nível fácil, embora em subida. O próximo dia seria o caminho pesado.

el-chalten-trekking ao fitz royInício da trilha: muito verde e um vento de matar.

De manhã saí para fazer a trilha da laguna de los tres, que é onde se tem uma das melhores vistas do Fitz Roy. A caminhada é de quatro horas da cidade (ida), sendo a última hora, de aproximadamente 1000 metros, inteira em subida íngreme. As três primeiras horas são tranquilas, com leves subidas e descidas até que o caminho vai até uma montanha que é a tal última hora de caminhada. Nessa parte, o caminho já está coberto por neve, o que dificulta um pouco o trajeto e que fez com que, mais uma vez, eu tivesse a sensação de ter perdido um pulmão pelo caminho.

Chegando no alto da montanha se tem uma belíssima vista do Fitz Roy e é aonde todos param para comer, descansar e tirar fotos, embora o vento e o frio atrapalhem bastante. Uma dica, que não ajuda em nada, é subir rezando para que o tempo esteja bom e se possa ver o esperado Fitz Roy, pois quando estava quase chegando cruzei com uma pessoa que estava descendo e perguntei se faltava muito (eu estava bem cansado) e como estava lá em cima. O cara me respondeu, com uma cara desanimada e com um espanhol horrível: No laguna, no Fitz Roy!

el-chalten-trekking ao fitz royA neve começa a aparecer…

Quando cheguei realmente não se via nada, estava todo encoberto. Alguns iam embora decepcionados e eu aproveitei para sentar e comer um pouco. Depois tentei tirar fotos de mim mesmo com o pouco que se via da montanha e depois de várias tentativas frustradas, resolvi pedir a alguém. No fim esse alguém era brasileiro, um gaúcho maluco que veio com a mulher de Rural até o Ushuaia e agora estavam subindo pela Ruta 40. Ficamos conversando por mais de uma hora até que inesperado aconteceu: as nuvens se foram e surgiu o imponente Fitz Roy. Maravilhoso!

el-chalten-fitz-roy…até que a neve está por toda parte e se vê o esperado Fitz Roy.

No caminho de volta, como já era por volta das 2 da tarde e o gelo já havia derretido bastante, ficou uma mistura de lama e gelo super escorregadio. A descida não exigia dos pulmões mas acabou com meu joelho. Essa volta se pode fazer 3 horas, já que o caminho é mais tranquilo, depois dessa descida, é claro.

No fim, cheguei com algumas dores no hostel e, após um banho, senti que meu joelho estava destruído e que me impossibilitou de fazer qualquer outra caminhada desse tipo (essa a a vida de sedentários que resolvem fazer trekking). Como a próxima parada era o Parque de Torres del Paine, já sabia que não ia sair muita coisa, mas lá fui eu. Mas essa história fica para outro post.

el-chalten: fitz royAh, eu tinha que aparecer em uma.

Gastos:

Nada. O caminho é para todos 🙂


Veja também:

O que fazer com as roupas sujas em uma viagem A dúvida de muita gente, antes de uma viagem, é saber o número de peças de roupas que deverão levar. Para viagens curtas, é possível levar roupas pa...
San Ignacio Mini, Argentina Reduções jesuíticas de San Ignácio Mini A província de Misiones, na Argentina, é famosa pelas várias ruínas de Missões Jesuíticas do século XVII q...
De moto pela América do Sul, de Ernesto Che Guevar... Já citamos alguns livros no blog, mas estava faltando, por um terrível esquecimento, de comentar sobre um que de certa forma inspirou ou motivou tod...
8 Comentários
  1. AAAEEE RODRIGAO!! TEM FOTO DE MINHA AUTORIA NESSE POST!! HEHEHEHE

    ABRACAO

  2. To chegando de para-quedas aqui e ja me desculpo por perguntas já respondidas, mas é que não achei a época que esse passeio foi feito. Será que voce poderia dizer o mês em que voce foi ao Fitz Toy?

    Agradeço de ante-mão.

  3. Apesar da data do post, por ser em dezembro, estranhei tanta neve (não conheço o lugar, pretendo ir em dez/jan 2011), por isso post acima.

  4. Oi Allan, eu passei por El Chaltén en novembro de 2009. Não tinha neve na cidade, mas no caminho ao Fitz Roy, na medida que se aproximava da montanha, a neve começa a aparecer. Novembro ainda faz bastante frio e o vento é de matar, mas creio que janeiro deva estar bem melhor.
    O lugar é lindo. Não vai se arrepender.
    abraço!

  5. Também vou a El Chalten no fim do ano e pretendo conhecer Fitz Roy .
    Pelo que andei vendo em 1 dia já dá pra ter um idéia boa e curtir um pouco esta montanha maravilhosa!
    Tomara que o clima ajude!
    Pergunto: Não é necessário agendar roteiro ou transporte ? Dá prá ir com a cara e a coragem!?

    abç,

  6. Oi Nina, como o número de ônibus para El Chaltén é pequeno, convém que assim que chegue em El Calafate já compre sua passagem para não correr o risco de ficar sem. A mesma coisa quando chegar em El Chaltén, já compre sua passagem de volta. Como fui em novembro e ainda não estava tão concorrido, acabei não reservando nada mas, para você que tem pouco tempo, é bom ficar ligada nisso.

    Mas leve em conta que de El Calafate para El Chalten são quase 5 horas de viagem. Assim, mesmo que pegue o ônibus da manhã, chegará quase as 13h em El Chaltén e ficará difícil para pegar essa trilha até o Fitz Roy. O ideal é que faça essa caminhada no outro dia de manhã, dando tempo de voltar a pegar o ônibus da tarde.

    Dá uma olhada nos pots http://www.projetolatinoamerica.com.br/el-calafate-el-chalten/ e http://www.projetolatinoamerica.com.br/distancias-de-el-calafate/ que podem te ajudar.

    Um abraço e boa sorte!

  7. Olá amigo,

    Estou com as passagens compradas para a Patagônia para abril/2011.
    Chego em El Calafate em 22/04 e ficarei até 28/04. Nesse meio tempo quero ir para El Chaltén e ficar uns 03 dias.
    Minha dúvida é se essas trilhas em El Chaltén são “de boa” para se fazer sozinho, principalmente a trilha até o Fitz Roy (que creio ser o ápice). As trilhas são bem sinalizadas?
    Obs.: Não pretendo acampar, uma vez que não tenho experiência… Farei as trilhas e voltarei para o hostel sempre ao final do dia.

    Grato e um abraço!

  8. Oi Anderson, as trilhas são bem sinalizadas sim. Eu fui sozinho, mas sempre se encontra outras pessoas pelo caminho. Essa que fiz dá para fazer tranquilo, mas existem muitas trilhas.

    Dá uma olhada em http://losglaciares.com/ que pode te ajudar bastante para organizar sua viagem.

    um abraço!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Projeto Latinoamérica

Newsletter:

Insira seu e-mail: