Manzana Jesuítica de Córdoba, Argentina

Manzana Jesuítica, Córdoba, Argentina

A Manzana Jesuítica talvez seja o ponto mais conhecido e turístico da cidade de Córdoba, na Argentina. A  manzana é uma quadra que compreende vários prédios históricos, como a Igreja da Compañía de Jesús, a Capilla Doméstica, a residencia dos jesuítas, o Rectorado de la Universidad Nacional de Córdoba e o Colégio Nacional de Monserrat.

Em pleno centro da cidade, a Manzana foi considerada, no ano 2000, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, ao lado de outras estâncias jesuíticas de Córdoba, como a de Alta Gracia, a de Santa Catalina, Jesus Maria, Caroya e Candelaria.

Muitos viajantes que passam por aí, pensam que a igreja é a única construção importante, não dando conta dos prédios ao lado. Mas a Universidade Nacional de Córdoba, por exemplo, é a primeira da Argentina e uma das mais antigas da América Latina.

Embora seja permitida a entrada no pátio da universidade e no interior da igreja, uma boa maneira de conhecer melhor a história do local é optando por uma visita guiada dentro das dependências da manzana.

Enfim, com visita guiada ou não, o ponto é fundamental para quem vem a capital cordobesa.

Manzana Jesuítica, Córdoba, ArgentinaEsquina da Manzana Jesuítica, Córdoba, Argentina

Manzana Jesuítica, Córdoba, ArgentinaCúpula da igreja da Compañia de Jesus

Manzana Jesuítica, Córdoba, ArgentinaPeatonal ao lado da Manzana.

Manzana Jesuítica, Córdoba, ArgentinaPeatonal em frente a Manzana.

Manzana Jesuítica, Córdoba, ArgentinaFachada da Universidad Nacional de Córdoba.

Em 1610, a Ordem dos Padres Jesuítas criou o Collegium Maximun, onde assistiam alunos religiosos pertencentes a essa ordem. Assim começa a base da Universidade Nacional de Córdoba, a mais antiga do país. Em 1613 começam os Estudos Superiores no Colégio Máximo e Córdoba começa a consagrar-se como La Docta, por ser sede durante mais de dois séculos da única universidade do país. *

Manzana Jesuítica, Córdoba, ArgentinaInterior da Universidad Nacional de Córdoba.

Manzana Jesuítica, Córdoba, ArgentinaInterior da Universidad Nacional de Córdoba.

* Tradução livre de trecho de La Província recupera el alma de la Ciudad. (Córdoba, 2010)




Veja também:

Distâncias desde Alta Gracia, Córdoba Museo del Che Guevara Alta Gracia, cidade turística da província de Córdoba, Argentina, atrai muitos viajantes, argentinos e extrangeiros, que procur...
Conhecendo o Equador Capital: Quito 22 províncias População: 13,2 milhões (2004) Idiomas: Castellano (oficial) e Quíchua Moeda: Dólar Eletricidade: 110 v Hora Ofic...
Cidade de Valparaíso, Chile CIDADE Valparaíso é uma cidade portuária chilena às margens do oceano Pacífico, com uma estreita planície costeira seguida de uma série de morros, ...
3 Comentários
  1. Ficarei em Córdoba de 03/09 a 07/09/2012, gostaria de saber que tipo de roupa devo levar para essa época do ano, lugares para visitar e fazer refeições. Ficaremos no Dora Hotel , no centro da cidade.
    Se puder responder, agradeço.
    Fani

  2. Que tipo de blog ou site é esse que não nos dão nenhuma resposta? Se há um espaço para comentarmos , deveria no mínimo , ter alguém que respondesse ,pois não creio , que seja um site “fantasma” !!!!

  3. Olá Fani, desculpe pela ausência de sua resposta mas, no próprio site, você pode poderia ter suas respostas com uma simples busca por ‘Córdoba’.

    Roupas:
    Em http://www.projetolatinoamerica.com.br/cidade-de-cordoba-argentina/
    você encontrará a temperatura média para todos os meses do ano em Córdoba. Em setembro é de 15,5 graus. Por aí, dá para ter uma ideia de que roupa levar.
    Se preferir algo mais exato, pode consultar sobre a Previsão do tempo na Argentina (http://www.projetolatinoamerica.com.br/previsao-do-tempo-na-argentina/)

    Refeições:
    Temos dois artigos sobre locais econômicos em Córdoba:
    http://www.projetolatinoamerica.com.br/comendo-em-cordoba/
    http://www.projetolatinoamerica.com.br/comendo-em-cordoba-ii/

    Visitas:
    Na cidade de Córdoba você pode ir ao Paseo de las Artes:
    http://www.projetolatinoamerica.com.br/paseo-de-las-artes-cordoba/

    A Manzana Jesuítica, aos museus, ao Cabildo e até mesmo optar por um salto de paraquedas (http://www.projetolatinoamerica.com.br/paraquedismo-em-cordoba-argentina/)

    Mas os atrativos de Córdoba não ficam só na capital. O bacana é conhecer as cidades vizinhas, como Alta Gracia (http://www.projetolatinoamerica.com.br/alta-gracia-cordoba/), La Cumbre, Mina Clavero, Jesus Maria, entre outras.

    Um abraço e boa viagem!

Deixe uma resposta

Projeto Latinoamérica

Newsletter:

Insira seu e-mail: