Pepe Mujica

Na Rio+20, em meio a tanta movimentação, com as lentes sempre a procura dos líderes das maiores potências mundiais, um presidente de um pequeno país sul-americano fez um discurso que está dando o que falar.

O que temos que rever
é a nossa forma de viver”

José “Pepe” Mujica, presidente do Uruguai, também conhecido como o presidente mais pobre do mundo, falou de maneira simples e não se limitou a atacar a economia de mercado ou o consumismo, Mujica foi além, falou sobre a felicidade.

Segundo o presidente, nós viemos ao mundo para tentar ser felizes, mas na atual sociedade em que vivemos, filha do mercado e da competição, trabalhamos e trabalhamos, cada vez mais, para poder consumir cada vez mais, esquecendo de ser felizes.

Mujica cita o esforço dos trabalhadores, que por muito tempo lutaram por uma carga de 8 horas diárias de trabalho e que hoje, já estão conseguindo 6 horas diárias. A contradição é que, agora, os que conseguiram 6 horas, estão tendo um segundo emprego e trabalhando mais do antes. Por quê? Segundo o presidente, para poder pagar suas prestações. “Da moto que comprou, do carro… e paga prestações, paga prestações, e quando vê, é um velho reumático como eu e sua vida se foi. Esse é o destino da vida humana?”

O discurso termina com o presidente alertando que quando lutamos pelo meio ambiente, o primeiro elemento do meio ambiente se chama felicidade humana.

Infelizmente, a felicidade acabou sendo fundamentalmente associada ao consumo. E ninguém melhor do que Mujica, que doa mensalmente 90% de seu salário de presidente, pra dizer: o que temos que rever é a nossa forma de viver.

Na internet:

O Globo: Presidente uruguaio vive em chácara e doa 90% do salário




20 Comentários
  1. Infelizmente a maioria de nós precisa envelhecer pra reconhecer isso, outros nem mesmo no final da vida percebem que nascemos livres e deveríamos viver nossas vidas da forma que acharmos melhor e não vivermos sobre a ditadura de um sistema consumista que na verdade quem ganha são os gananciosos que só pensam em lucrar cada vez mais e depois deixar fortunas para serem disputadas por aqueles que eles mesmos ensinaram a ser tambem consumistas…

  2. Acho bonita a atitude desse presidente, no entanto não concordo com seu modo de vida. O presidente de um país, por menor que seja, deve viver com dignidade, deve ter uma boa casa e um ou mais automóveis que possam além de o servir poder receber autoridades de outras nações.

    Dou como exemplo um presidente de uma grande empresa comercial ou industrial que venha a receber seus clientes no aeroporto guiando um fusquinha. Infelizmente o status de um presidente não pode ser da maneira do Sr. Jose Pepe Mujica.

  3. Francamente Luiz, voce acha que um presidente precisa ir receber alguem com o próprio carro???? Ai é que esta o grande erro das pessoas, confundirem os bens pessoais de um presidente com os da republica a qual governam… Mesmo porque se ele tivesse que fazer isso continuaria sim a ser um GRANDE EXEMPLO pros demais chefes de estado. Se quiserem andar em carros de luxo que tragam de seus paises onde as pessoas se deixam roubar e enganar. voce acha justo, como em muitos paises na africa, que vivem em extrema miséria, que seus governantes governem em palacetes e andem em carros de luxo? Porque não gastar o dinheiro dos impostos com os verdadeiros donos deles?

  4. As pessoas acham estranho este tipo de atitudes, pois permitiram desde tempos longínquos, serem roubadas pelos diversos sitemas de Govêrno, que nos usa, a todos, como Massa de manobra….quem tem que ter carro bonito prá receber convidados é esse próprio govêrno(falo do Brasil), corrupto e recheado de ladrões e que se espanta ao ver as atitudes desse verdadeiro Homem, que usa a Honestidade como padrão de Vida….Cada um de nós deveria seguir seu exemplo, começando pelas pequenas coisas, por exemplo, quando o “Caixa” do supermercado nos dá o trôco a maior, e fingimos que não vemos…..pequenas atitudes que, certamente, farão a diferença

  5. Parabens ao Presidente Mujica! Certamente na categoria de seres verdadeiramente humanos ele se encontra nas mais altas posicoes. Sabe que o valor de um homem, desempenhe ele o papel que for, nao pode ser medido pelos bens que ostenta, pelos carros que dirige, pelo palacio em que vive, mas sim pela sua capacidade de gerar felicidade, de administrar o povo que governa pautado em respeito à vida, de disseminar educacao e valores humanos respeitaveis. Um governante nao necessariamente tem que residir em um palacio ou dirigir carros importados e oferecer conforto a seus convidados. Estes sao detalhes pequenos diante da grandeza que é governar um pais, voltado para a felicidade de seu povo. A vida é simples e natural. Qualquer coisa que fuja disto, certamente trara infelicidade em um tempo muito breve.

  6. E AINDA ADMIRAM O LULA.

  7. Parabéns presidente José Pepe Mojica, o Senhor não pede exemplos o Senhor Dá exemplos!!!
    Coisa que em nosso pais não vemos…E nossos amigos e familiares acompanham a cabeça de um presidente consumista.Tds nós olhamos e dizemos se o presidente pega o meu dinmheiro e faz o que faz…Porque eu não posso tb ser um consumista…E o consumismo acaba com a natureza.Mais uma vez Presidende não só os politicos deveriam ser assim mas tds nós.

  8. Não vejo méritos em ser o Presidente mais pobre do mundo, até mesmo que ele seria somente mais um pobre numa legião de desafortunados. Acho louvável que reparta seu salário com os mais desfavorecidos, pois o mesmo tem direito de dispor, à sua maneira, de seus ganhos. Pergunto agora. Ele é o presidente mais competente e honesto do mundo? Ele tem sido um líder que seja capaz de trazer bem estar a toda Nação Uruguaia? Conforta-me saber que a mais alta autoridade comporte-se, talvez, como o melhor servidor público. Que exerça suas funções para servir e não ser servido.
    Finalizo relembrando a famosa alocução de um senador do Império Romano. Não basta a mulher de Cesar ser honesta, ela tem que parecer honesta.

  9. Com adimiração é realmente um incrivel presidente,sei que tem muitas contradiçoes mecionados aqui na internet,sempre falamos o povo tem o governo que precisa,onde é mencionado o seu povo que o escolheu para presidente,e tenho certeza que vivemos com menos,por não precisa ser e ter muito para ser fliz.se tudo funciona nesse pais fico muito alegre,a saude.a segurançã,a democracia,a educação e o sesenvolvimeto socio economico desse país,pois o capitalismo é essa esfera de consimismo e uma alta classe de vida social super bem,obem está das pessoas depende muito de um govwrno serio e focado no seu social,mais esse desequilibrio social no mundo eu acho que ainda é a concentração de renda,pois na hora que voce distribui melhor a renda e os salarios a pobreza tem a desaparecer é o que acontgeceu no brasil,por uns olhares está errado com tam=ntas” bolsas”mas assim melhorou muito a linha da pobreza,o que tem de ser feito é melhor a aplicação dos nossos recursos dos impostos pago por todo os cidadões…

  10. viva Pepe Mujica!

    Grande exemplo a ser seguido
    vale a pena ser feliz
    o valor da felicidade
    é viver com a verdade…

  11. viva Pepe Mujica!

    O Planeta não suporta
    o consumo exagerado
    com as matas e os rios
    sendo pelo homem maltratado
    é preciso rever o que se faz
    para vivermos em paz
    mun planeta preservavo.

  12. Tragam esse Pepe Mujica pra oBrasil que eu voto nele. Em nao queria nem que ele doasse parte do sálario dele. Vamos fazer um acordo com esse homem de valor. Ele acaba com todos esses ladões do Brasil aí vai sobrar dinheiro para os mais desfavorecidos!

  13. ao longo dos meus 45 anos de idade sempre escuto alguem dizer que esse mundo nao tenhe jeito.enquanto nos pensamos assim mujica vem danda um tapa na cara naqueles que pensam assim.mujica voce e exemplo de todos os politicos de toda face da terra.consumismo e o grande mal da sociedade dar e melhor que receber diz o grande filosofo de toda humanidade jesus.

  14. Que felicidade eu tenho de ler ,houvir este senhor de nome:Pepe Mujica,que possas continuar nesta linda jornada terrena ,tu consegues transmitir,vida,liberdade e sabedoria de bem dizer e viver,que sempre possas ser o exemplo da humanidade.
    Creio que tuas cargas de humildade fazem parte de ti antes que fostes enviado para a terra.Sempre serás um homem,leal,fiel,mas sofredor de conhecimento,por não poderes colocar o mundo tal e qual o Senhor gostaria que fosse,onde existiria muita paz,os bens seriam bem repartidos,matarias muita d miséria que vai pelo mundo,tu sabes que o homem é culpado de tudo isso.Obrigado pela felicidade que transmites.

  15. muito louvavel a atitude do presidente. é extremamente necessário mudanças no modelo economico mundial. por que nossos governantes têm que viver como se fossem reis! isso acabou na maior parte do mundo.
    ,porém nossos revolucionários apoderan-se dos palacios dos destronados e,muitas vezes, tornan-se despotas piores que eles, interessante é que parece que quanto mais de esquerda são, piores se tornam,muitas vezes sanguinários, que não adimitem oposição.quando militares, nem se fala. sempre ao que parece a intençao inicial é muito boa, porém uma vez no poder, parece que vira a cabeça, corrompen-se os ideais! nisso reside o grade valor dado por esse homem e sua esposa. é necessario deter o processo de consumo desenfreado! estamos consumindo, destruindo e poluindo o planeta com este modelo. e o problema parece estar em nós !!!

  16. Imaginar que neste mundo que vivemos diante tudo que vemos e ouvimos ainda tem ser humano com Pepe Mujica. Parabéns, sua coragem e comprometimento com o que considera realmene de valor na vida é mais do que um exemplo, é um choque na realidade vivida neste planeta.

  17. Este homem deve ser um dos raros políticos que dorme o sono dos justos.
    Deixar se levar pelas convicções mais profundas e verdadeiras.
    Que exemplo invejável….
    Que homem, no sentido total da palavra.
    É quase surreal…

  18. O que percebe-se, até pelos comentários da notícia acima, é que o natural torna-se espantoso e anormal, quando existem veículos de mídia e pregadores de massas completamente gananciosos e capitalistas sanguinários… estes acobertam políticos corruptos… e a grande casta ignorante da população pensa ser normal consumir abusadamente, criar filhos, entre outras mazelas, sem ter condições econômicas para isso… com a muleta da fé, todos estão alienadamente felizes.

  19. Desanimador pensar que existem pessoas que acham a atitude desse presidente sábio, justo e lúcido anormal e errada. Esse homem deveria ser um exemplo para todos os presidentes, governadores e quaisquer tipos de governantes que existem pelo mundo. Maravilhoso!!!Me faz feliz saber que existem governantes assim!11

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.