Giro pela América da família Goldschmidt

Para quem gosta de livros de viagem, uma opção é da família Goldschmidt, que ficou conhecida por abandonar a vida cotidiana e embarcar em um projeto audacioso: visitar toda a América do Sul à bordo de um motor home.

O projeto inicial foi dividido em três fases:

Fase 1 — Sul do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai.
Fase 2 — Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e Venezuela.
Fase 3 — Norte do Chile, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia.

Neste livro, eles contam sobre a primeira fase. Mas como todo roteiro de viagem, nada mais comum do que modificações.

A forma de viagem que eles planejaram é interessante. A de ficarem 10 dias em cada cidade, para que a viagem não se tornasse uma correria, pudessem conhecer o lugar, as pessoas e aproveitassem o convívio em família. Dessa forma, vão descendo aos poucos, até o Ushuaia para depois retornar pelo Chile.

É aí, no sul da Argentina, que não só divide a viagem (ida e volta), mas a história do livro. Após alguns problemas com o motor home, e um tempo grande de espera para recuperá-lo, a família faz esse retorno de forma muito rápida. Não sei se por compromissos com patrocinadores ou com a televisão, mas depois de Pucón, no Chile, a viagem é rapidíssima.

Quem é mais prejudicado é o leitor, que já não tem tantas informações como gostaria e sente a quebra do ritmo que o livro tomava. A impressão que dá, é que o Nordeste da Argentina (Jujuy) só é citado porque estava no caminho e que o Paraguai só foi visitado (1 dia), para cumprir roteiro.

Se o livro empolga no início, decepciona no final.

Mais justo seria fazer esse trajeto final novamente, ou daria para afirmar que conheceram um país em um dia?

Pelo que pude ver, na página da família Goldschmidt, eles já fizeram a fase 2 e mudaram um poucos os planos para a fase 3, já que visitaram o Peru, isoladamente, de avião, agora no final de 2008.




1 Comentário
  1. Eu já li este livro é simplismente maravilhoso!
    Recomendo…

    Antonio Freitas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.