Saiba mais sobre a Guerra do Paraguai

Foto: Isabela Azevedo/EBC

Ouça a conversa com o jornalista e escritor Luiz Octavio de Lima, autor do livro “A Guerra do Paraguai”

Em 1870, morria o líder paraguaio Francisco Solano López, encerrando, assim, o maior conflito armado da América do Sul do século XIX. A chamada Tríplice Aliança – formada por Brasil, Uruguai e Argentina – combateu o Paraguai por cinco anos.

Para desvendar os mistérios e as polêmicas desses combates, o programa Na Trilha da História, da Rádio Nacional FM, conversa com o jornalista e escritor Luiz Octavio de Lima, autor do livro “A Guerra do Paraguai”, lançado pela editora Planeta.

Motivada pela disputa para navegar no Rio da Prata, a guerra foi especialmente cruel com a população paraguaia. “O Paraguai tinha um contingente de 60 mil soldados no início da guerra, quando o Brasil não tinha nem 15 mil. Logo no primeiro ano de conflito, ele (Paraguai) perde quase todo esse contingente e refaz o exército até com pessoas comuns: mulheres, idosos, crianças para conseguir montar uma nova estrutura de combate”, detalhou.

Trilha Sonora

Este episódio apresenta a banda paraguaia de rock Identidad Py, que se tornou bem popular depois que participou de um concurso musical, em 2008. As letras têm um forte conteúdo nacionalista e social e algumas fazem referência direta à Guerra do Paraguai. O programa traz as músicas “El abuelo que banco”, “Alma Artesanal”, “Identidad”, “Angeles Sedientos” e “Bellezas de un ayer”.


Fonte: Rádios EBC, sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.


Onde comprar:

Estante Virtual: geralmente com preços menores, exemplares novos e usados de vários livreiros.




Veja também:

Os primeiros americanos, por Eduardo Galeano Há algum tempo estamos para postar um vídeo do escritor uruguaio Eduardo Galeano, que conta com um acervo considerável na internet e que vale muito ...
América Latina – Olhares e perspectivas Esta é a primeira obra coletiva sobre a América Latina produzida por professores e pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americ...

Deixe uma resposta

Projeto Latinoamérica

Newsletter:

Insira seu e-mail: