Onde comer em Córdoba, Argentina

cordoba-mercado-municipal

Vamos falar, dessa vez, sobre algumas opções de comida em Córdoba, na Argentina – para aquele viajante que deseja gastar pouco sem ter de comer somente empanadas ou macarrão.

Os mais econômicos:

Começando pela forma mais econômica, e que pode ser feita em qualquer outra cidade, é fazer compras em um supermercado e cozinhar no albergue. Também podem ser feitas ‘vaquinhas’ entre hóspedes para fazer algo um pouco mais incrementado. Faço isso às vezes e é ótimo para aproximar viajantes e comer algo diferente. Para quem gosta de cozinhar, é uma boa oportunidade para ganhar alguns fãs.

O centro de Córdoba, aonde ficam os hostels, possui alguns supermercados (Disco, Buenos Dias…), mas nada muito grande. Os hipermercados, como Carrefour e Wall Mart, que tem mais opções, ficam longe e é necessário pegar um ônibus para chegar até eles. Uma boa opção é visitar o Mercado Municipal, ou Mercado Norte, onde se pode comprar carnes, queijos e frutas.

No centro, também se pode comprar sanduíches e empanadas, que se vende em quase todos os lugares. Nas empadas, dou destaque a Vieja Esquina que também possui outras comidas típicas, como Locro. Outra empanaderia, que é muito frequentada por estudantes, é o Alameda, que tem uma localização um pouco melhor, em um dos calçadões (peatonais) da cidade.

vieja-esquina

Pizzarias também são comuns e podem ser bem econômicas. A tradicional pizzeria San Luis, pode-se comer razoavelmente bem, pagando pouco: com 6 pesos dá para comer duas fatias (porciones) de pizza de queso mais um copo de Coca. O lugar é simples e está sempre cheio. Do outro lado da rua, a pizzaria Don Luis, oferece mais opções e também vive lotada.

Gastando um pouco mais:

Gastando um pouco mais, e comendo um pouco melhor, pode-se comer massas por cerca de 15 a 30 pesos, dependendo do lugar.

Já vi alguns guias que indicam o Il Gatto. Um local bonito, agradável e um pouco mais caro. Mas que se pode comer uma boa pizza, muito mais elaborada que a Pizzeria San Luis, por menos de 20 pesos (4 porciones, que dá pra comer em 2 pessoas ou 1 com muita fome, como eu). Uma grande vantagem de lugares assim é que aceitam cartão de crédito e possuem wi-fi.

Mas como uma hora cansa comer pizzas, massas e carnes, e bate uma saudade de um arroz ou uma variedade um pouco maior, a solução é ir em um tenedor libre (cerca de 20 pesos) ou um restaurante de comida por quilo. Esses são os que menos frequento, mas que as vezes valem a pena.

Enfim, tem comida para todos os gostos e bolsos. Sabendo quando utilizá-los, sua viagem pode ser gostosa e econômica.

Veja também o segundo post sobre onde comer em Córdoba, onde damos mais opções, incluindo um bom churrasco.

Preços (em pesos) Ago/2009:
Ônibus dentro de Córdoba: $ 1,50
Empanada na Vieja Esquina: $ 2,50
Empanada no Alameda: $ 2,00
1 porción de pizza de queso no San Luis: $ 2,00
Pizza Quattro Formaggio (4 porciones) no Il Gatto: $ 19,50
Milanesa completa (gigante!) no restaurante La Perla: $ 22,90


Por Rodrigo Souza

Editor e idealizador do Projeto Latinoamérica. Google+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.