Conheça o mapa audiovisual do Patrimônio Cultural do Peru

mapa-audiovisual-do-Patrimonio-Cultural-do-Peru

O Ministério da Cultura do Peru, através da Direção de Patrimônio Imaterial, publicou o Mapa audiovisual do patrimônio cultural imaterial peruano, plataforma interativa que contém a coleção completa de documentários, registros de música, relatos orais e pesquisas sobre o patrimônio imaterial realizadas pelo seu Ministério da Cultura nos últimos anos.

A ferramenta possui, até o momento, mais de 50 documentários em vídeo, 7 coleções de música e relatos orais que somam mais de 300 faixas de áudio, assim como diferentes pesquisas etnográficas e etno-históricas publicadas em PDF. Cada um dos mais de 350 elementos está georreferenciado, quer dizer, localizado no lugar em foram registrados originalmente.

[pullquote style=”left” quote=”dark”]Plataforma virtual conta com mais de 50 documentários em vídeo, 7 coleções de música e relatos orais que somam mais de 300 faixas de áudio, assim como pesquisas etnográficas y etno-históricas publicadas em PDF.[/pullquote]

Os vídeos e faixas de áudio foram armazenadas no YouTube e no Soundcloud, respectivamente, com a intenção de facilitar a interação dos usuários, assim como a difusão dos conteúdos através das redes sociais.

O mapa está projetado como uma ferramenta multifunções, sendo de utilidade tanto para o público em geral, o docente de nível escolar ou universitário, quanto para o pesquisador profissional.

Ao clicar em um dos itens se abre uma janela de conteúdo em que se pode ler uma breve descrição do mesmo e obter acesso ao vídeo ou ao áudio, assim como o documento respectivo, que pode ser descarregado no formato PDF.

Vale a pena explorar!

[message type=”info”]Você sabia?
Patrimônio imaterial se refere ao que chamamos de cultura viva, como o folclore, a medicina tradicional, a arte popular, as lendas, a cozinha típica, as cerimonias e costumes, etc. Se trata dos usos, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, associados aos instrumentos, objetos, artefatos e espaços culturais que são próprios a eles, que são transmitidos de geração em geração, muitas vezes oralmente ou através de demostrações práticas.
[/message]

Na internet:

[custom_list style=”list-11″]

[/custom_list]

Por Rodrigo Souza

Editor e idealizador do Projeto Latinoamérica. Google+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.