Previsão do tempo na Colômbia

meteorologia colombia

Nada melhor do que, antes de viajar, saber um pouco do clima e da previsão do tempo para onde se está indo. Dessa forma, não levamos bagagem desnecessária nem temos de correr para comprar roupas em cima da hora. Dependendo da viagem, podemos até mesmo programar uma data mais adequada as nossas necessidades. Para uma viagem a Colômbia, que possui diferentes climas, essas informações são essenciais.

CLIMA:

O território colombiano se encontra na zona intertropical de nosso planeta. Os climas das diferentes regiões do país variam pelo efeito dos ventos alísios, a umidade e os diversos pisos térmicos.

A Colômbia não possui as quatro estações. O regime de estações é bimodal e em quase todo território se apresentam duas estações de chuva — de abril a junho e de agosto a novembro — e dois períodos de verão. Podemos classificar os climas em:

  • Clima tropical úmido: tem variações de umidade e altas temperaturas. A região do Pacífico é a mais representativa deste tipo de clima.
  • Clima seco: predominante nos desertos de altas temperaturas. A Península de La Guajira é um bom exemplo.
  • Clima temperado: úmido no inverno e seco no verão, como na cidade de Medellín.
  • Clima de montanha: varia do clima frio como em Bogotá (2.600 m.s.n.m.) a de neves perpétuas como na Serra Nevada de Santa Marta ou na Serra Nevada de el Cocuy, em Boyacá.

PREVISÃO DO TEMPO:

Embora seja cada vez mais popular o uso de aplicativos, de celular ou de computadores, com a previsão do tempo em diversas regiões do mundo, somos sempre a favor de buscar a informação oficial. No caso da Colômbia, é o Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais, a responsável por essas informações.

Na página do instituto, na internet, podemos nos informar do prognóstico para diversas cidades do país, divididos em várias regiões, como a Região Caribe (Barranquilla, Cartagena), Região Pacífica (Tumaco, Buenaventura), Região Andina (Bogotá, Medellín), Região Orinoquia (Arauca, Villavicencio) e a Região da Amazônia (Mocoa, San Jose del Guaviare). A maneira mais fácil de navegar é clicar em “Todas as cidades” e ir direto à cidade desejada.

Os informes são de curto prazo, com previsão máxima de três dias.

Na internet:




Por Rodrigo Souza

Editor e idealizador do Projeto Latinoamérica. Google+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.