De Puerto Natales a Punta Arenas, no Chile

Plaza de Armas, Punta Arenas, Chile

Plaza de Armas, Punta Arenas, ChilePlaza de Armas, Punta Arenas

De Puerto Natales a Punta Arenas, de ônibus, é uma viagem rápida, de 3 horas aproximadamente. A cidade de Punta Arenas não é o que se pode chamar de bonita e tampouco possui muitas coisas para se fazer. Uma opção, para os que estão de passagem, é aproveitar para conhecer a Zona Franca, um local separado da cidade, e que possui muitas lojas com bons preços, especialmente para artigos eletrônicos. Também há quem passe por lá para comprar roupas para o frio.

O transporte da cidade é feito basicamente por coletivos. Carros, que são como taxis mas que possuem uma rota própria e levam até quatro passageiros.

Aproveitei um dia na cidade para conhecer a zona franca e confesso que se meu cartão de crédito tivesse um limite maior, tinha saído de lá com algumas coisas interessantes. Os valores? Se podem encontrar algumas câmeras fotográficas por quase metade do preço que sairia no Brasil. Os notebooks também tem preços tentadores.

O outro dia estava reservado para a pinguinera, que decidi fazer em Punta Arenas com medo de que no Ushuaia não houvessem muitos. Foi muito bom, mas isso é assunto para um próximo post, só sobre a pinguinera de Punta Arenas.

Custos (em pesos chilenos):

Puerto Natales/Punta Arenas: $ 5.000 (Buses Fernández)




Por Rodrigo Souza

Editor e idealizador do Projeto Latinoamérica. Google+

6 comentários

  1. Olá,

    No início de fevereiro estarei indo para a aArgentina. Depois de Buenos Aires, o itinerário é o seguinte: El Clafate – El Chalten – Puerto Natales – ushuaia.

    A dúvida é a sequinte: Como faço para ir de ônibus de Puerto Natales para Ushuaia? é Possível ou tenho que ir a Punta Arenas e de lá seguir para ushuaia? Estou com dificuldades para encontrar as linhas de ônibus que façam este trajeto. Será que você poderia me ajudar?

    Abraços e parabéns pelo projeto.

  2. Oi Adalberto, sim, você terá que ir a Punta Arenas para ir ao Ushuaia. Pelo menos não conheço outra forma.

    Punta Arenas é bacana. Você pode conhecer a pinguinera local ou comprar algo na zona franca.

    As empresas que fazem esses trajetos costumam ser pequenas, o que dificulta ter muitas informações pela internet.

    Até o Ushuaia, dá uma olhada em http://www.projetolatinoamerica.com.br/chegando-no-ushuaia/

    Ou veja a rota da minha viagem, com algumas empresas de ônibus e preços da época: http://www.projetolatinoamerica.com.br/viagem-onibus-america-latina-iv/

    um abraço!

  3. gostaria de saber se alguem ja foi de onibus de linha entre Puerto Natales e Punta Arenas. Como soa essses coletivos

  4. Oi Ana, os ônibus não são ruins e, como a viagem é rápida e a estrada é boa, vai bem tranquilo.

    abraço!

  5. Olha, se a cidade de Punta Arenas não é bonita, então o que significa no verão com seus parques florestais magníficos, animais esplêndidos, sua orla tranquila, as flores que invadem todo o chão entre margaridas, camomilas e diversas outras pequeninas remetendo a conto de fadas e com campos e fazendas que misturam a praia com as árvores dominadas pelo vento constante, além das pessoas bem bonitas e a Tierra del Fuego na sua frente, e no inverno quando ela fica coberta de neve tão pura, os pôres do sol, a cidade que não para de crescer, os armazéns de esquina, a praça e sua boa música, artesanatos de pura lã, as casas e mais casas coloridas, os intensos arco-íris, os cachorros de rua de pura raça, os piños modelados classicamente, fantasia, um dos mais incríveis cemitérios do mundo, uma ilha, o maravilhoso mercado de peixes e frutos do mar, as saborosas cervejas artesanais…. as flores, flores e mais flores brotando como grama.

  6. oi tudo bom,

    vou agora no carnaval para punta arenas mais gostaria de conhecer torres del paine,tem passeios que de pra conhecer muita coisa por la, já que o tempo é curto e estou com essa duvida. viajo dia 12 de fevereiro chego em punta arenas 13 as 18:45 e volto dia 17 de fevereiro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.