Viagem, gripe suína, higiene…

Estátuas com máscaras em AsunciónAsunción

Estou viajando em meio a grande temor na Argentina, e outros países, causado pela gripe A (H1N1), ou gripe porcina, como eles chamam por aqui. O governo argentino está tomando várias medidas para tentar conter o avanço mas, até agora, o número de casos só vem crescendo. Máscaras e álcool em gel, para as mãos, não param nas prateleiras, devido a procura demasiada.

O que me faz pensar na vida dos mochileiros, que dormem em hostels em quartos compartilhados, geralmente com mais 5 ou 7 pessoas que respiram o mesmo ar e usam o mesmo banheiro. Pessoas que vem de diversos países e que estão viajando, muitas vezes, por um período grande. Que viajam de ônibus e, as vezes, inevitavelmente, ‘visitam’ banheiros de rodoviárias.

Cachorros passeiam livremente pela rodoviária de Resistencia.

Ao mesmo tempo que são muito expostos a doenças, para retransmiti-las é ainda mais fácil.

Desde Corrientes eu estava um pouco resfriado, fui piorando e quando cheguei em Asunción estava claramente gripado. Hoje estou melhor. Mas e se eu estivesse com a gripe H1N1? Como já passei por algumas cidades, poderia ter transmitido o vírus a quantas pessoas?

projeto-paraguay1Em Asunción, até as estátuas usaram máscara para gripe.

Creio que devo ter assustado algumas pessoas com meus espirros e com minha feição típica de gripado. Agora fico um pouco em Asunción, com quarto só para mim, renovo a bateria e depois sigo em frente.

No Paraguay a situação é muito melhor do que a Argentina, mas já anunciaram, ontem, a primeira morte pela gripe. Espero que tudo isso melhore.

Novidades sobre a gripe, vou informando.

6 comentários

  1. Caramba. Se cuida aí Digão! Ouvi falar que molho de tomate previne a gripe porcina.
    As fotos estão ótimas, as primeiras estavam meio estranhas mas agora melhoraram muito. Trocou de máquina?
    Cara, tá ficando muito bom a sua página, estou adorando seguir a sua viagem.

    Saudades!
    Fábio

  2. Grande Fábio! Estou tentando me alimentar melhor, tomar mais água, e até já encarei um molho de tomate, hehehe

    Nas primeiras fotos, as lentes estavam bem sujas e só vi depois. Além disso, ainda não sei mexer muito com o Gimp. O Photoshop tá fazendo falta. Vamos ver nas próximas, agora comprei uma sony h-20.

    abraço

  3. Oi mano,o pai me ligou e me disse que voce havia colocado algumas fotos no seu blog,não resisti e li todos os seus comentarios.Muito bom,ah adorei o micão da lanterna!Um abraço e se cuide .

  4. Fala seu Leo!
    Legal que estão acompanhando. Até o dia 10 eu devo voltar a Cascavel para resolver umas coisas e depois volto a andança.
    Abraço grande.

  5. Marcelo, não tenho o número de casos do Ushuaia, mas você pode ter uma boa idéia pelos números da Terra do Fogo, que no último comunicado (n. 63) estava com 148 casos e nenhum falecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.